Fim de semana será de tempo instável e chuva volumosa, alerta meteorologista

O fim de semana promete ser marcado por instabilidade climática na região, conforme previsão do meteorologista Sergey A. de Araújo, do LabClima da Univali. A combinação de circulação marítima, áreas de instabilidade e uma frente fria no sábado traz a expectativa de chuva significativa nos próximos dias.

Entre esta sexta-feira (8) à noite e a próxima quarta-feira (13), é previsto um volume médio de chuva acima de 130 mm, podendo variar entre 85 mm nos modelos mais otimistas e até 170 mm nos cenários mais pessimistas. Embora ainda seja cedo para prever enchentes generalizadas, a possibilidade de alagamentos e o extravasamento de riachos e ribeirões em pontos isolados não está descartada.

A Defesa Civil alerta a população para o risco de alagamentos e movimentação de encostas, especialmente em áreas mais suscetíveis. No entanto, a previsão de marés abaixo de 1 metro pode ajudar a reduzir o impacto, favorecendo a drenagem da água.

Previsão do tempo:
– Sexta-feira (8): Sol com bons períodos, mas possibilidade de chuva e trovoadas no final da tarde e à noite. As temperaturas podem chegar aos 30°C a 32°C.
– Sábado a quarta-feira: Predomínio de nebulosidade e chuva, por vezes moderada. As temperaturas ficam mais amenas, com mínimas entre 17°C e 20°C e máximas entre 20°C e 25°C.

Ventos e mar
Os ventos predominam das direções de noroeste e nordeste nesta sexta-feira. A partir de sábado, haverá variações entre noroeste, sudoeste e maior frequência de sudeste nos dias seguintes, com rajadas que podem ultrapassar os 40 km/h.

Nas praias, as ondas terão predominância de direção leste, com variações para nordeste e sudeste. O tamanho ficará entre liso e meio metro em algumas praias e séries de até 1 metro em outras.

Recomendação
A população deve ficar atenta aos avisos da Defesa Civil e acompanhar as atualizações meteorológicas para planejar as atividades do fim de semana e início da próxima semana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.