Semana será marcada por instabilidade, chuvas diárias e temperaturas amenas no Litoral

A semana promete ser de tempo instável no Litoral catarinense, com predomínio de nuvens, chuva diária e temperaturas mais amenas em comparação à anterior. Segundo o meteorologista Sergey A. de Araújo, do LabClima da Univali, uma frente fria passa pela região nesta segunda-feira (25), deixando áreas de instabilidade que permanecerão até terça-feira. A circulação marítima dominará o clima até sexta, quando novas áreas de instabilidade formarão um sistema de baixa pressão sobre o oceano, resultando em uma nova frente fria no domingo.

O volume de chuva estimado pelos modelos climáticos varia entre 50 e 85 mm ao longo da semana, com maior probabilidade de precipitação significativa na terça-feira e no sábado. Trovoadas isoladas também podem ocorrer. Apesar das condições predominantemente nubladas, há chance de aberturas de sol nesta segunda, quinta e sexta-feira, embora os modelos não apresentem consenso.

Temperaturas
As temperaturas seguirão um padrão de variações ao longo da semana. Segunda e sexta-feira serão os dias mais quentes, com máximas de até 30°C. Já terça e quarta-feira serão mais frescas, com mínimas de 17°C e máximas de 23°C. No final de semana, os termômetros devem oscilar entre 20°C e 27°C.

Ventos e condições marítimas
Os ventos serão variáveis, predominando sudeste e nordeste, com intensidades entre calmaria e brisa leve na maior parte dos dias. Rajadas mais fortes, acima de 40 km/h, estão previstas para esta segunda e quarta-feira.

Nas praias, as ondas terão predominância de leste, com variações. Algumas áreas podem registrar ondulações de nordeste ou sudeste. Na maior parte das praias, as ondas devem variar entre liso e meio metro, com séries de até 1 metro em alguns picos.

Alerta para instabilidade
O período exige atenção para atividades ao ar livre e no mar, devido às condições instáveis e possibilidade de rajadas de vento. As condições climáticas serão monitoradas ao longo da semana, com atualizações conforme necessário.
 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.