Campanha de vacinação de Camboriú é apresentada em Brasília e concorre a prêmio nacional

A campanha de multi-vacinação “Dia D+ Saúde”, realizada pela Secretaria de Saúde de Camboriú em outubro de 2023, foi apresentada na II Oficina Nacional Imuniza SUS, em Brasília, como uma das concorrentes a um prêmio nacional. Após uma conquista estadual pela estratégia inovadora, a ação busca agora reconhecimento em nível federal. A apresentação foi feita pelo enfermeiro Thiago Vilcinskas, da Vigilância Epidemiológica de Camboriú.

A campanha foi realizada em outubro de 2023, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação infantil e ampliar a cobertura vacinal no município. Junto com a Comunicação foi realizada uma grande campanha de mobilização que envolveu rádio, televisão e outdoor, além da divulgação nas escolas. Em um esforço coletivo, foram instalados 14 pontos de vacinação, que atenderam cerca de 12.000 pessoas e aplicaram 6.250 doses. Feito inédito e histórico no Município.

De acordo com Thiago, o planejamento foi um dos principais desafios, com reuniões iniciadas em agosto para alinhar ideias e estratégias. “Superar questões como a chegada do material que seria usado no Dia D+ Saúde e ajustes de cronograma foi fundamental para o sucesso da ação. Todas as Unidades se envolveram e transformamos um dia comum de vacinação em uma verdadeira festa”, afirmou ele. O dia contou com diversas ações, brincadeiras, guloseimas e a presença do Zé Gotinha.

Reconhecimento pelo compromisso com a saúde pública

O “Dia D+ Saúde” já havia sido reconhecido em Santa Catarina, conquistando um prêmio estadual. Agora, a campanha se junta a outras iniciativas de diferentes municípios brasileiros na disputa pelo prêmio nacional, que celebra as melhores práticas no fortalecimento das coberturas vacinais.

“A apresentação em Brasília é uma oportunidade de mostrar que Camboriú está comprometida com a saúde preventiva e a imunização em massa. Este é um exemplo de como a união entre gestão, profissionais de saúde e comunidade pode fazer a diferença”, destaca a secretária de Saúde Elisama de Freitas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.