As vítimas eram o comandante, o copiloto, uma médica, um enfermeiro e um mecânico, todos funcionários da empresa de táxi aéreo com sede na Bahia. Segundo a Abaeté Aviação, eles estavam retornando de uma missão de transporte aeromédico em Santa Catarina. As identidades das vítimas ainda não foram divulgadas até o momento.
O acidente ocorreu durante forte chuva, conforme relatado pelo Corpo de Bombeiros. Na região de Santa Branca (SP), onde o avião caiu, choveu cerca de 40 milímetros nas seis horas anteriores ao acidente.
A aeronave envolvida no acidente era um Embraer-121 Xingu, fabricado em 1982, com capacidade para oito pessoas. A Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada para investigar as causas do acidente, que ainda não foram confirmadas.
Moradores da área próxima ao local da queda, entre os municípios de Paraibuna e Santa Branca, relataram ter ouvido um ruído que sugeria falha em um dos motores, seguido de uma explosão. A área é de difícil acesso, e os bombeiros só conseguiram chegar ao local por volta das 23h30 de quarta-feira.