Santa Catarina encerra eleições municipais sem segundo turno pela primeira vez em 24 anos

Pela primeira vez em 24 anos, Santa Catarina não terá segundo turno nas eleições municipais. As três maiores cidades do estado – Joinville, Florianópolis e Blumenau -, onde poderia haver uma segunda rodada de votação, elegeram seus prefeitos já no primeiro turno, encerrando o processo eleitoral neste domingo (6).

Em Joinville, o prefeito Adriano Silva (Novo) foi reeleito com expressivos 78,69% dos votos. Na capital Florianópolis, Topázio Neto (PSD) garantiu seu segundo mandato ao conquistar 58,49% dos votos. Já em Blumenau, o Delegado Egidio (PL) venceu a disputa com 51,40% dos votos.

De acordo com a legislação eleitoral, o segundo turno é realizado apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores, caso nenhum candidato alcance mais de 50% dos votos válidos. Desde o ano 2000, ao menos uma dessas três cidades sempre teve eleições decididas em dois turnos, criando uma expectativa entre os eleitores catarinenses.

A eleição de 2024 marca um momento histórico para o estado e reafirma o apoio popular à continuidade administrativa, com a reeleição de prefeitos em algumas das principais cidades de Santa Catarina.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.