Operação desmantela esquema de falsos aluguéis no Litoral Norte de SC

Golpistas responsáveis por falsos aluguéis no Litoral Norte de Santa Catarina foram descobertos em uma operação conjunta do Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (Cyber Gaeco) e da Polícia Civil de Bombinhas. Nesta terça-feira (17), a segunda fase da Operação Anúncio Fake foi deflagrada, cumprindo seis mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão em Porto Alegre, Esteio e Alvorada, no Rio Grande do Sul.

A investigação, iniciada após a primeira fase da operação em setembro de 2023, revelou a atuação de uma organização criminosa que aplicava golpes oferecendo falsos aluguéis de temporada em Santa Catarina. O grupo, sediado no Rio Grande do Sul, prejudicou financeiramente diversas vítimas, frustrando as férias de muitas delas. Com o uso de técnicas cibernéticas, foi possível identificar “laranjas” que forneciam suas contas bancárias para ocultar a origem do dinheiro das vítimas.

A Justiça determinou o bloqueio de até R$150 mil nas contas dos investigados, além da indisponibilidade de bens, apreensão de veículos, e o bloqueio de criptoativos em nome dos suspeitos. Policiais e agentes dos Gaecos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul participaram da operação, que visa desmantelar o esquema criminoso que operava desde 2018 com anúncios falsos em plataformas virtuais.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.