Segundo informações obtidas pelo Jornal Razão, o suspeito reagiu violentamente durante a abordagem, conseguindo desarmar o policial e atirando em sua cabeça. A gravidade do caso chocou a comunidade e as forças de segurança, que estão investigando as circunstâncias exatas do ocorrido. O suspeito foi preso.
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) divulgou uma nota informando que o sargento Appel foi surpreendido durante a abordagem, resultando em uma luta corporal em que o criminoso conseguiu pegar a arma do sargento e efetuar vários disparos.
O governador Jorginho Mello (PL) confirmou a informação nas redes sociais, lamentando a morte do policial. Em sua mensagem, ele expressou solidariedade à família, aos colegas e à Polícia Militar, garantindo que todos os esforços serão feitos para que o crime não fique impune e o responsável seja devidamente punido.
Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Criciúma, informa que o autor da morte do policial será autuado em flagrante. Os fatos estão sendo apurados pela Polícia Civil de Santa Catarina.