A central de monitoramento da Defesa Civil ainda alerta que, além dos nevoeiros, a fumaça das queimadas na região Centro-Oeste e Norte do Brasil ainda gera influência em Santa Catarina. Isso tem deixado o ar mais seco no estado. No interior, a percepção da fumaça é maior, contribuindo para a diminuição da visibilidade e piora na qualidade do ar, com umidade relativa podendo ficar próxima ou abaixo de 30% durante a tarde.
Nas próximas horas, a tendência é que o nevoeiro marítimo perca força nas áreas próximas ao litoral, melhorando a visibilidade. No entanto, durante a noite, há condições para a formação de novos nevoeiros nas áreas de vale e próximas ao litoral. A previsibilidade de duração e ocorrência de um nevoeiro é incerta, por isso, é importante redobrar os cuidados e respeitar as normas de trânsito específicas para esta condição.
Recomendações da Defesa Civil:
– Para motoristas: Reduzir a velocidade, usar faróis baixos e manter uma distância segura dos veículos à frente.
– Para navegantes: Consultar as atualizações meteorológicas e planejar rotas alternativas se necessário.
– Para a população em geral: Evitar atividades físicas intensas ao ar livre em áreas afetadas pela fumaça para prevenir problemas respiratórios.
Acompanhe as atualizações do monitoramento meteorológico da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil em tempo real pelo site, mídias sociais e canal do WhatsApp. Mantenha-se informado e seguro!