
O PT (Partido dos Trabalhadores) confirmou neste sábado (03), durante convenção partidária, o nome de Eliane Garim como candidata da legenda à Prefeitura de Camboriú. A oficialização ocorreu no Diretório Municipal. O partido tem até 15 de agosto para enviar os dados à Justiça Eleitoral.

Eliane Garim e vice, André Lindner, na Convenção do PT – Foto: Divulgação/PT/ND
André Lindner será o candidato a vice na chapa. A convenção também confirmou que não haverá coligação, com a intenção de representar o povo com uma chapa pura.
Em seu discurso, Eliane destacou seu compromisso em governar para todos. “Homologamos hoje minha candidatura a prefeitura da cidade e essa candidatura representa o compromisso que o Partido dos Trabalhadores tem com todo o povo de Camboriú, desde os empresariados às classes mais vulneráveis”, frisou.
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os pretensos candidatos precisam ter os nomes aprovados em convenções para terem seus documentos enviados à Justiça Eleitoral, responsável por julgar e homologar as candidaturas.
Quem é Eliane Garim, candidato do PT à Prefeitura de Camboriú
Eliane Garim é mãe, professora, mestra em Educação e escritora psicoterapeuta. Como professora da rede estadual de ensino, afirma ter influenciado positivamente muitos estudantes e ser uma sindicalista ativa, lutando por melhores condições de trabalho e educação de qualidade.
Eliane também se dedica ao bem-estar e desenvolvimento integral das pessoas como escritora psicoterapeuta. A pré-candidata frisa que sua visão de um futuro mais justo e sua incansável luta por direitos sociais a posicionam como uma líder natural.
Como pré-candidata à Prefeitura de Camboriú, busca representar a esperança de uma gestão pública inclusiva, comprometida com o bem-estar e a transformação social da comunidade.

Eliane Garim Marquito é candidata a prefeita de Camboriú pelo PT – Foto: Reprodução/ND
Eleições 2024: O que faz um prefeito?
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o prefeito tem a função de administrar a cidade por meio da arrecadação de taxas e impostos para custear as políticas públicas em diversas áreas de competência do município, como:
- Limpeza
- Iluminação pública
- Sistema de transporte urbano
- Serviços de saúde municipal
- Educação infantil e ensino fundamental
- Formação da guarda municipal
Cabe ao administrador municipal validar as leis aprovadas na Câmara Municipal (Câmara dos Vereadores) e também vetar e elaborar propostas de lei, quando necessário.