Balneário Camboriú vai implementar projeto do Polo da Juventude

Em uma iniciativa inédita em Santa Catarina, Balneário Camboriú terá espaço inovador dedicado ao desenvolvimento integral dos jovens. Com a criação do Polo da Juventude, vinculado à Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, espera-se reduzir os índices de evasão escolar e desemprego juvenil, promover maior inclusão digital e qualificação profissional, além de fomentar a cidadania e o desenvolvimento comunitário.

A expectativa é que a obra comece no segundo semestre e que a primeira fase seja entregue até o final do ano. Quando estiver pronto, o projeto deverá atender de 500 a 1.000 jovens mensalmente, oferecendo atividades esportivas, cursos profissionalizantes e preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A ideia de um Polo da Juventude surgiu em reunião entre a coordenadora do Departamento de Juventude, Rhaissa Amarante, e a servidora efetiva Lúcia Borba. Na sequência, foi realizada uma pesquisa com os alunos atendidos no Centro de Convivência da Família, que teve uma resposta muito positiva sobre a criação desse espaço.

A proposta, inédita em Santa Catarina, foi apresentada em reuniões com a prefeita Juliana Pavan e com o secretário de Assistência, Mulher e Família, Omar Tomalih, que abraçaram a ideia e autorizaram a busca por recursos para o Polo. “Precisamos olhar com carinho para a nossa juventude, pois ela é o nosso futuro. Com o Polo, queremos dar mais oportunidades de capacitação para o mercado de trabalho, acesso à educação e atividades esportivas, por exemplo”, garantiu Juliana.

O projeto foi apresentado ao deputado estadual Mário Motta, que obteve, através de emenda impositiva do Estado de Santa Catarina, o valor de R$100 mil para o custeio inicial de implantação e funcionamento do projeto.

De acordo com a coordenadora Rhaissa Amarante, o Polo da Juventude surge como um espaço essencial para capacitação e crescimento. “Diante da necessidade de oferecer mais oportunidades para os jovens, a iniciativa busca reduzir a vulnerabilidade social, estimular a educação e o esporte, e preparar os jovens para o mercado de trabalho e para o ensino superior”, ressaltou.

Sobre o Polo

O Polo da Juventude será implantado na rua Itália, nº 1059, próximo ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nações e Centro de Convivência da Família, e a expectativa é de atender mensalmente de 500 a 1.000 jovens. O espaço oferecerá atividades esportivas, educação pedagógica, cursos profissionalizantes e preparação para o ENEM, com o objetivo de proporcionar oportunidades para a juventude local, promovendo inclusão social e qualificação profissional.

O projeto arquitetônico do Polo ainda pode sofrer alterações, mas a princípio o espaço deverá contemplar uma recepção e uma administração, três salas de aula equipadas com recursos multimídia, um laboratório de informática, uma cozinha comunitária, um auditório e um espaço de convivência.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.