Os psiquiatras contratados foram direcionados para atender as demandas específicas das unidades de saúde. Eles estão alocados no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Ambulatório de Atenção Psicossocial e Posto de Atenção Infantil (PAI), de acordo com as necessidades e especializações de cada local.
“Com o aumento da equipe, vamos fortalecer e melhorar o atendimento à saúde mental no município. Além disso, pretendemos também reduzir as filas de espera, permitindo um atendimento mais ágil e especializado, com cuidados mais individualizados para os pacientes”, ressaltou a secretária de Saúde, Aline Leal.
Atendimentos
Atualmente, o CAPS AD realiza cerca de 1,5 mil atendimentos mensais e o CAPS II aproximadamente 2,5 mil. Há cerca de 600 pessoas adultas aguardando atendimento no ambulatório e mais de 30 crianças na fila de espera para serem atendidas no PAI.
“A ampliação da equipe também vai contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida destes pacientes, pois poderemos oferecer a eles suporte adequado para transtornos como depressão, ansiedade e dependência química”, ressaltou a diretora da Divisão de Saúde, Ana Zanchet.