O Brasil tem enfrentado um rápido envelhecimento populacional, com projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicando que esse processo pode ser três vezes maior até 2050. Diante desse cenário, a conferência municipal pretende debater políticas públicas para garantir equidade e proteção aos idosos, considerando desafios como desigualdades sociais, vulnerabilidade e diferentes realidades da velhice.
A programação será baseada nos cinco eixos temáticos da 6ª CONADIPI, que incluem o financiamento de políticas públicas, fortalecimento da proteção à saúde e cuidados integrais, enfrentamento à violência e abandono, participação social e fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa.
A conferência será um espaço de diálogo entre governo e sociedade civil, reforçando a importância da participação social para garantir os direitos da população idosa. Toda a comunidade está convidada a participar e contribuir para a construção de políticas que promovam um envelhecimento digno e igualitário.