Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o navio se solta do berço 1 de atracação, operado pela JBS Terminais, e começa a se movimentar pelo rio. Rapidamente, uma lancha da Praticagem foi acionada, permitindo que o profissional embarcasse no Irenes Resolve em movimento para controlar a situação. O navio foi direcionado ao alto-mar, onde ficou fundeado até que medidas de segurança fossem tomadas.
Embora um alerta tenha sido enviado às embarcações que circulavam no canal, o ferry boat continuou operando, mesmo durante o horário de pico, quando há maior fluxo de passageiros. A Praticagem informou que, caso a situação não tivesse sido controlada, um possível choque com o ferry ou outras embarcações poderia ter causado “consequências imprevisíveis”.
A rápida ação da Praticagem foi crucial para evitar um acidente no movimentado canal, que é estratégico para a navegação e operações portuárias na região de Itajaí. As causas do rompimento dos cabos estão sendo apuradas pelas autoridades competentes.