Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a fumaça, já percebida em várias áreas do estado, se misturou à chuva, escurecendo a precipitação. A Central de Monitoramento da Defesa Civil havia alertado sobre a possibilidade do fenômeno um dia antes, na quarta-feira (11), devido à alta concentração de fumaça e fuligem vinda da região amazônica. O alerta intensificou o acompanhamento das condições atmosféricas, especialmente com a fumaça deslocando-se para o sul do país.
O meteorologista-chefe da Defesa Civil, Felipe Theodorovitz, explicou que a precipitação ocorreu por conta de uma frente fria que atravessa o estado. A chuva, que começou pelas áreas fronteiriças com o Rio Grande do Sul, deve se expandir para outras regiões de Santa Catarina ao longo desta sexta-feira (13) e no fim de semana.
Apesar do nome “chuva preta”, os meteorologistas ressaltam que a coloração escura não é visível enquanto a água cai do céu, sendo notada somente ao atingir o solo.
A Defesa Civil orienta a população a tomar precauções diante da situação. A chuva preta pode conter substâncias tóxicas, representando risco à saúde, especialmente ao sistema respiratório. As autoridades recomendam que as pessoas evitem contato direto com a água da chuva e não a utilizem para consumo.
Litoral Norte
Temperatura Mínima: 15.7°C
Temperatura Máxima: 33.1°C
Condição do Tempo: Sol com aumento de nuvens
Vale do Itajaí
Temperatura Mínima: 14°C
Temperatura Máxima: 34.8°C
Condição do Tempo: Sol com aumento de nuvens