Rádio Câmara BC recebe licença definitiva de operação da Anatel

A Rádio Câmara Balneário Camboriú recebeu a licença definitiva de funcionamento, emitida pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, na semana passada, consolidando a emissora que agora opera através do prefixo ZYE279, Canal 268, na frequência 101,5 Mhz (mega-hertz).

A Anatel também autorizou o aumento da potência de transmissão para 0,3 Kw (quilo-watts), triplicando a potência inicial, passando de classe “C” para classe “B2”, o que significa ampliação da cobertura e da qualidade de sinal de irradiação. O procedimento técnico foi efetivado na sexta-feira (19/07), e já resultou na melhora do sinal e maior abrangência em todas as regiões da cidade.

“O processo de licenciamento e aumento de potência junto à ANATEL é algo burocrático e extremamente técnico, que durou cerca de 18 meses. Nossa equipe esteve no final de mês de maio em Brasília para discutir os detalhes do processo junto à Rede Legislativa, que resultou nesta conquista para a cidade. É a Rádio Câmara BC chegando melhor e mais longe”, pontuou o Diretor de Comunicação Social da Câmara de Vereadores, Gian Del Sent.

Rádio Câmara BC

A Rádio Câmara BC, primeira emissora de rádio da Rede Legislativa a entrar em operação no Sul do Brasil, e a sétima no país, se dedica diariamente a democratizar o acesso à informação, a abrir espaço para a comunidade em sua programação e a ampliar a transparência entre o Poder Legislativo e os cidadãos.

Além de transmitir as sessões e os programas da Rede Legislativa de Rádio, a Rádio Câmara BC tem as suas próprias produções com o Câmara Informa, os podcasts Câmara Cidadã, Vai dar política, a série de notícias Minuto Câmara BC, o Beabá da Câmara, o programete de curiosidades Histórias de BC e as campanhas informativas de utilidade pública.

Outra marca registrada da emissora é a qualidade da curadoria musical, que segue os padrões de rádio educativa e se dedica à música popular brasileira e a clássicos internacionais.

Em 2023, a Câmara encomendou uma pesquisa para tornar a comunicação com os cidadãos mais eficiente e a Rádio Câmara BC foi uma das emissoras mais lembradas de forma espontânea entre os entrevistados que afirmaram consumir o veículo rádio. Entre aqueles que afirmaram conhecer a Rádio Câmara BC, os motivos preferidos para ouvir a 101,5FM foram: as notícias da cidade, a programação musical e o fato de ser sem intervalo comercial. Foram citados ainda os debates e temas legislativos.

Rede Legislativa de Rádio e TV

Para que os brasileiros acompanhem o que está sendo discutido e votado no Congresso Nacional, nas assembleias estaduais e nas câmaras municipais, a Câmara dos Deputados criou, em 2012, uma rede nacional de canais de TV digital e rádio FM.

O objetivo é incentivar as casas legislativas a montarem suas próprias emissoras de rádio e televisão, com sinal aberto e gratuito, e universalizar o acesso às programações. Isso é possível porque a Câmara e o Senado compartilham seus canais com os parceiros e dividem custos e responsabilidades.

Assim, todos podem transmitir suas sessões de plenário, o trabalho das comissões, as audiências públicas e programas de interesse público, de forma direta e transparente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.