1º Simulado Estadual de Gestão de Desastres reúne diversos órgãos em Balneário Camboriú

Neste último domingo, dia 18, Balneário Camboriú participou ativamente do 1º Simulado Estadual de Gestão de Desastres, realizado pela Defesa Civil de Santa Catarina. A simulação mobilizou forças de segurança e órgãos públicos, com o objetivo de reforçar o preparo para ocorrências relacionadas a desastres climáticos.

Este foi o maior exercício coordenado de evacuação e resposta a emergências da história do Brasil, mobilizando cerca de 240 mil pessoas em todo o Estado. Em Balneário Camboriú, participaram a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, a Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), a Defesa Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), a Subprefeitura da Região Sul, a Central de Operações e Monitoramento 153, além de outras equipes do governo municipal.

“Treinar por meio de um exercício simulado de defesa civil é essencial para que todos os órgãos municipais, junto com outras instituições, estejam preparados para agir diante de uma adversidade. Realizar essa ação em um domingo é ainda mais estratégico, pois nos permite testar a capacidade de mobilização das equipes que atuarão em situações como as que enfrentamos em janeiro deste ano”, destacou o secretário de Segurança e Ordem Pública e diretor-presidente da BC Trânsito, coronel Evaldo Hoffmann.

Durante o simulado, as equipes atuaram na produção de documentos, emissão de alertas à população, evacuações simuladas, instalação de abrigos temporários, cadastro de moradores, apoio humanitário e distribuição de materiais educativos. A atividade também permitiu identificar falhas e ajustar procedimentos, aumentando o nível de prontidão para casos reais de calamidade.

“Neste domingo, ficamos engajados nesse grande exercício estadual de resposta a desastres, e nosso município está podendo testar a articulação entre as instituições envolvidas com situações de risco. Também estamos treinando a produção de documentos oficiais exigidos nesses contextos. Cada órgão tem um papel fundamental durante uma crise, e esse momento serve justamente para ensaiarmos uma atuação conjunta eficiente, como resposta à população afetada”, afirmou o diretor de Proteção e Defesa Civil de Balneário Camboriú, coronel Aldo Baptista Neto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.