Este foi o maior exercício coordenado de evacuação e resposta a emergências da história do Brasil, mobilizando cerca de 240 mil pessoas em todo o Estado. Em Balneário Camboriú, participaram a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, a Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), a Defesa Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), a Subprefeitura da Região Sul, a Central de Operações e Monitoramento 153, além de outras equipes do governo municipal.
“Treinar por meio de um exercício simulado de defesa civil é essencial para que todos os órgãos municipais, junto com outras instituições, estejam preparados para agir diante de uma adversidade. Realizar essa ação em um domingo é ainda mais estratégico, pois nos permite testar a capacidade de mobilização das equipes que atuarão em situações como as que enfrentamos em janeiro deste ano”, destacou o secretário de Segurança e Ordem Pública e diretor-presidente da BC Trânsito, coronel Evaldo Hoffmann.
Durante o simulado, as equipes atuaram na produção de documentos, emissão de alertas à população, evacuações simuladas, instalação de abrigos temporários, cadastro de moradores, apoio humanitário e distribuição de materiais educativos. A atividade também permitiu identificar falhas e ajustar procedimentos, aumentando o nível de prontidão para casos reais de calamidade.
“Neste domingo, ficamos engajados nesse grande exercício estadual de resposta a desastres, e nosso município está podendo testar a articulação entre as instituições envolvidas com situações de risco. Também estamos treinando a produção de documentos oficiais exigidos nesses contextos. Cada órgão tem um papel fundamental durante uma crise, e esse momento serve justamente para ensaiarmos uma atuação conjunta eficiente, como resposta à população afetada”, afirmou o diretor de Proteção e Defesa Civil de Balneário Camboriú, coronel Aldo Baptista Neto.