A mobilização visa aumentar os índices de vacinação contra a dengue, que está disponível para crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos. Desde o início da campanha, na última quinta-feira (15), o município aplicou 301 doses da vacina, o que representa apenas 21% das 1.390 doses recebidas nesta etapa. A aplicação segue nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
“Estamos com baixa procura pela vacina contra a dengue e isso nos preocupa. É fundamental que os pais ou responsáveis levem as crianças e adolescentes dentro da faixa etária para se vacinar. A dengue é uma doença grave e a vacina é uma importante ferramenta de prevenção”, destaca a secretária de Saúde, Aline Leal.
Além da vacina contra a dengue, a campanha de vacinação contra a gripe segue em andamento, com 21.103 pessoas vacinadas até o momento – o que representa 30,5% da meta estabelecida para o município. Balneário Camboriú acompanha a média de cobertura vacinal do Estado de Santa Catarina.
A vacinação contra a gripe está disponível para todos os públicos, independentemente de pertencerem aos grupos prioritários. A aplicação ocorre em todas as UBSs até o dia 30 de maio, de forma gratuita.
Horários estendidos
Para facilitar o acesso da população, duas unidades oferecem horário estendido para vacinação: a UBS Central, todas as segundas-feiras até às 20h30, e a UBS do Bairro das Nações, às quartas-feiras no mesmo horário. Mesmo quem é referenciado em outras unidades pode procurar as UBSs com horário ampliado nestes dias.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação como forma de proteção individual e coletiva. “Com a aproximação do inverno, os casos de doenças respiratórias tendem a aumentar. Por isso, a imunização contra a gripe é essencial para evitar complicações, especialmente entre os mais vulneráveis”, completa a secretária Aline Leal.