O objetivo da lei é apoiar, informar e sensibilizar a população sobre a doença, suas características, prevenção e tratamento. A iniciativa busca também o apoio de todos os setores da sociedade em ações que visam a prevenção e o auxílio no controle do diabetes, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
O projeto incentiva a promoção de palestras, debates, campanhas educativas e a disponibilização de exames e testes durante a semana alusiva à doença. A data deve ser incluída no calendário oficial de eventos do município, sendo a lei sancionada pelo prefeito.
O projeto de lei se atenta a alta incidência de diabetes no Brasil e a falta de conhecimento sobre a doença. O Brasil é o 5º país com o maior índice de pessoas com diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos e 1,1 milhão de crianças e adolescentes que apresentam o tipo 1. A estimativa é que em 2030 o número de casos chegue a 21,5 milhões.
O que é Diabetes?
O diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento do açúcar no sangue (glicose). Quando não controlada pode levar a complicações graves, como problemas cardíacos, renais, visuais e dificuldades de cicatrização e amputações.
A instituição do Dia e da Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Diabetes eleva o nível de consciência da população e incentiva a procura por diagnósticos e tratamento precoces, evitando danos graves ao organismo.