A nebulosidade seguirá concentrada entre o Planalto e o Litoral Catarinense, com a chegada de uma nova frente fria na sexta-feira. Apesar disso, os modelos meteorológicos indicam volumes médios de 5 mm de chuva por dia, com total acumulado abaixo de 50 mm na semana. Contudo, segue o alerta para chuvas mais intensas e localizadas, devido ao desenvolvimento de nuvens de exagero vertical, que podem gerar tempestades isoladas.
Os últimos dias já registraram chuvas volumosas e mal distribuídas na região. Ontem e hoje, os maiores acumulados foram registrados em Estaleirinho (74,2 mm), Camboriú – São Francisco de Assis (61,5 mm) e Itajaí – Itaipava (61 mm). A variação espacial dessas precipitações torna a previsão exata difícil, pois depende da formação local das nuvens.
Calor e ventos variáveis
A semana será quente e abafada, com mínimas entre 21°C e 23°C e máximas podendo chegar a 37°C. O vento será variável, com predominância de noroeste e nordeste até quinta-feira e no domingo. Na sexta-feira e sábado, os ventos soprarão do sudoeste e sudeste, com rajadas que podem ultrapassar 30 km/h.
Condições do mar
Para os próximos dias, as ondas oscilarão entre leste e nordeste até sexta-feira, enquanto no fim de semana poderão alternar entre leste e sudeste. O mar seguirá calmo a meio metro na maior parte das praias.
A recomendação é para que a população acompanhe as atualizações meteorológicas diárias, pois as chuvas podem ser mais intensas em pontos específicos, exigindo atenção redobrada.