No Norte do estado, Araquari decretou situação de emergência, enquanto Dionísio Cerqueira, no Oeste, avalia fazer o mesmo.
Estragos em Itajaí e Joinville
Em Itajaí, no bairro Fazenda, parte da estrutura de uma casa desmoronou por volta das 6h30. No momento do incidente, uma mãe e um bebê estavam no imóvel e precisaram ser resgatados pelos bombeiros. Ninguém ficou ferido, mas a área foi isolada para evitar novos desabamentos.
Já em Joinville, a cidade mais populosa de Santa Catarina, um deslizamento foi registrado na Rua Cardeal Câmara, no bairro Boa Vista. Por precaução, a moradora deixou o local e passou a noite na casa de familiares. A Defesa Civil fará uma nova vistoria ainda hoje. Desde sábado (7), a cidade acumula 220 milímetros de chuva, o que causou interrupções no transporte público, mudanças nos horários de provas de vestibulares e danos em diversas áreas.
Previsão do tempo
A Defesa Civil alerta que, a partir desta terça-feira, as chuvas devem se concentrar nas áreas litorâneas, principalmente no Litoral Norte, enquanto as demais regiões terão tempo mais seco com pancadas rápidas e baixo risco de transtornos.
Na quarta (11) e quinta-feira (12), a instabilidade persiste com chuvas rápidas no litoral e sol entre nuvens no restante do estado. Na sexta-feira (13), a aproximação de uma nova frente fria pode trazer chuvas mais intensas, com volumes significativos previstos para sábado (14), especialmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul.
As autoridades seguem monitorando as áreas de risco e reforçam o pedido para que a população fique atenta aos alertas meteorológicos.