Entenda a venda de terrenos na Praia de Taquarinhas

A recente venda de terrenos na Praia de Taquarinhas, em Balneário Camboriú, causou alvoroço entre moradores e frequentadores, que questionaram se a praia, considerada uma das últimas áreas de preservação da cidade, estaria sendo privatizada. No entanto, a Constituição Federal asseguram que a faixa de areia é pública e permanecerá assim, com livre acesso garantido a todos.

O leilão, promovido pela Caixa Econômica Federal, envolveu cerca de 600.000 m² de terrenos em frente à praia e foi arrematado pela empresa Biopark Gestão Sustentável Ltda., que atua em projetos de preservação e turismo ecológico. A Biopark afirmou que manterá o local preservado, com um projeto voltado para o turismo ambiental e educação sobre a fauna e flora locais. Em nota, a empresa anunciou que planeja transformar a área em um parque de visitação controlada, respeitando as restrições ambientais da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa Brava, que impede ocupação permanente e construção na faixa de areia.

A Biopark ainda destacou que o projeto está em fase inicial e deve ser detalhado em 2025. “Em breve convidaremos para uma coletiva de imprensa, onde serão apresentados maiores detalhes do futuro empreendimento turístico-ambiental”, anunciou a empresa em nota.

Nota da empresa na íntegra

Biopark Gestão Sustentável Ltda., estabelecida em Balneário Camboriú, atuante em jardins botânicos, zoológicos, parques nacionais, reservas ecológicas e áreas de proteção ambiental, dentre outras atividades culturais e de meio ambiente, confirma que arrematou em leilão, promovido pela Caixa Econômica Federal, cerca de 600.000 m2 de terrenos na Praia de Taquarinhas, com o propósito de implementar um grande parque de preservação, com visitação controlada de turistas. A empresa tem plena consciência de que o local é uma área de preservação e esse foi o principal motivador da aquisição, pois iremos tratá-la como tal.
Em breve convidaremos para uma coletiva de imprensa, onde serão apresentados maiores detalhes do futuro empreendimento turístico-ambiental.
Biopark Gestão Sustentável Ltda

Aquisição de terrenos na Praia de Taquarinhas – Esclarecimentos

A Praia de Taquarinhas foi vendida?
Não, a praia é pública e permanecerá como tal, com livre acesso.

O que e como foi vendido?
Lotes de terra, em frente à praia, totalizando cerca de 600.000 m2 que pertenciam à Caixa Econômica Federal. Os terrenos foram leiloados e vendidos pela melhor oferta.

Quem comprou?
Biopark Gestão Sustentável Ltda., de Balneário Camboriú, que tem como sócio administrador Marcos Gracher, da terceira geração da família Gracher, tradicionais investidores em imóveis, turismo, cultura, entretenimento, saúde e outros ramos desde 1920.

O que será feito nos terrenos em Taquarinhas?
A ideia inicial é implantar um parque de preservação da fauna e flora, com acesso controlado de turistas e moradores. No entanto, o projeto ainda não está definido, o que deverá ocorrer no próximo ano, respeitando as restrições vigentes na Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa Brava.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.