Entre o final de abril e início de maio, um anticiclone deve atingir o Brasil

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um anticiclone está se formando sobre parte do Brasil, afetando principalmente as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país. Este sistema, também conhecido como zona de alta pressão, é caracterizado por uma massa de ar seco e quente.

Essas características tendem a dificultar a formação de nuvens e a promover o aumento das temperaturas. Conforme o Inmet, a área de alta pressão que acompanha o ar seco e quente reduz a formação de nuvens de chuva.

O anticiclone está gerando alertas para os estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Além disso, espera-se que o fenômeno ganhe força nos próximos dias, principalmente no Paraná e Mato Grosso do Sul, antes de chegar ao Sudeste no final de abril e início de maio.

No sábado, as temperaturas mínimas ficarão em torno de 20°C no Extremo Oeste e Litoral, e entre 15°C e 18°C nas demais regiões. Durante a tarde, a falta de nebulosidade e os ventos provenientes do Norte do país elevarão consideravelmente as temperaturas em Santa Catarina, com máximas de 35°C no Litoral Sul, 34°C no Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí, e 33°C no Extremo Oeste. Nas demais regiões, as temperaturas variarão entre 27°C e 31°C.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.