O mês de agosto foi mais seco do que o normal, de acordo com a Defesa Civil. A primavera em Santa Catarina tende a trazer um aumento nos volumes de chuva em comparação com o inverno.
Setembro: O volume de chuva deve se manter próximo da média histórica. No entanto, as regiões Oeste e as áreas elevadas do Norte podem registrar quantidades abaixo do esperado.
Outubro: O Oeste deve registrar precipitações próximas à média histórica. Em outras áreas do estado, especialmente na Serra e no Sul, a previsão é de volumes de chuva acima do normal.
Novembro: O volume de chuva deve estar dentro da média histórica em todas as regiões. Apesar disso, a Defesa Civil alerta para a possibilidade de eventos de chuva intensa e temporais, com riscos de raios, rajadas de vento e granizo, que podem causar danos.
Historicamente, os principais eventos climáticos que podem causar estragos durante esse período incluem enxurradas, inundações, vendavais e granizo. Novembro geralmente apresenta menos ocorrências desses fenômenos.
A previsão também aponta para temperaturas acima da média histórica no próximo trimestre, com expectativa de episódios de frio intenso e formação de geada ao longo da primavera, caracterizando um frio tardio.