
Brusque, Itajaí e Camboriú são cidades entre o baixo Vale do Itajaí e o Litoral Norte de Santa Catarina que estão em alerta por conta das chuvas das últimas horas e a previsão de tempestade nesta terça-feira (16).
Entre a última sexta-feira (12) e terça-feira (16), Brusque já registrou 30 ocorrências por conta das chuvas. O destaque vai para deslizamentos que aconteceram em sete bairros das cidades.

Brusque registrou 30 ocorrências em relação à chuva, entre elas, 7 deslizamentos – Foto: Secom Brusque/Reprodução
Também houve registros de erosão nos bairros São Luiz, Bateas, Tomaz Coelho e Zantão. A chuva afetou, ainda, uma casa no bairro Rio Branco, que foi interditada parcialmente devido a uma queda de muro.
Chuva e rios de Brusque em monitoramento
A Defesa Civil segue monitorando a situação das chuvas. Em Brusque, o Rio Itajaí-Mirim está com 2,75 m, o que é considerado dentro da normalidade.
O pico foi atingido nesta terça-feira, por volta das 2h da madrugada, com 3,23 m. Nas últimas 24 horas, o município registrou 29,25 mm de chuvas e um acumulado de 150,67 mm nas últimas 96 horas.

Camboriú também está em alerta por conta das chuvas – Foto: Secom Camboriú/Reprodução
Nas cidades vizinhas, em Vidal Ramos, nas últimas 24 horas foram registrados 16,67 mm de chuvas; Botuverá com 15,02 mm e Guabiruba com 18,96 mm.
Quanto ao rio, Vidal Ramos segue com o nível normal, com 1,82 m, Botuverá com o nível estável com 1,48 m, e Guabiruba, no momento, o rio encontra-se baixando, com 1,12 m.
É preciso que os moradores fiquem atentos a enxurradas e possíveis deslizamentos. O volume de chuva acumulado no centro representa 157,22% do esperado para todo o mês de abril.
Em caso de emergência, indica-se que a comunidade ligue para a Defesa Civil, no telefone 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no 193.
Chuvas em Itajaí
Já de acordo com a Defesa Civil de Itajaí, foram registrados pequenos indícios de deslizamentos no bairro Espinheiros e nossa Senhora das Graças.
Nesta segunda-feira (15) uma família no bairro Espinheiros foi orientada a sair de casa até nova avaliação que deve ocorrer nesta terça-feira. A vistoria na residência busca entender se há necessidade de interdição do imóvel.
Em relação ao nível dos rios está acima do normal, mas segundo a Defesa Civil nada preocupante para esta terça-feira. O mar segue agitado na área de pesca e pode ter ressaca nas praias amanhã com a passagem de outra frente no oceano nesta terça-feira.